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Quantas vezes você já pensou em ter sua empresa ligada a algum tipo de selo verde e/ou causa ambiental como a ISO 14001 e acabou desistindo porque era complexo ou caro demais? Muitas vezes, certo? É por isso que, nesse texto, vamos passar pelos benefícios da certificação ISO 14001, o estopim iniciado por grandes marcas e a crescente exigência mercadológica voltada a preocupação com o meio ambiente.

Todo empresário quer o melhor para o Brasil, já que isso influencia diretamente em sua organização. Além disso, cada vez mais, demonstrar preocupação com causas socioambientais tem sido fator decisivo de negócios entre fornecedores e, especialmente, para clientes, que tem se atentado e optado por empresas que se dedicam a tais causas.

É próprio do empresário querer o melhor para sua empresa, para a comunidade e para o meio em que está inserido. E hoje você pode atender essa exigência de mercado e trazer benefícios á todos de uma forma simples e com a utilização de mão de obra própria para obter a certificação.

Tudo isso se resolve se sua empresa é certificada na  ISO 14001?

O pensamento da maioria dos executivos sobre a certificação acaba gerando empecilhos que, muitas vezes, dão a falsa impressão de incompatibilidade com a norma ISO 14001 e outras, como:

  • envolvimento de custo monetário alto;
  • demanda de muito tempo e esforço por parte da equipe;
  • a equipe da organização não está preparada – e garantir essa preparação geraria mais custos;
  • exposição de problemas da empresa, o que poderia gerar mídia negativa;
  • compromisso – a certificação exige uma continuidade na análise geral dos processos e procedimentos da empresa.

Benefícios da certificação ISO 14001

Listamos aqui alguns dos principais benefícios de ter a certificação ISO 14001 na sua empresa:

  • cumprimento da exigência de clientes ou da própria matriz;
  • diferencial mercadológico ante a concorrência;
  • grande apelo de marketing;
  • atender a pressão vindo por parte da comunidade;
  • possibilidade de reduzir desperdícios e custos, gerando economia para a organização;
  • maior facilidade para conseguir financiamentos, já que o fator ambiental é muito bem visto e conta muito como fator diferencial de escolha;
  • investimento baixo se comparado ao montante de economia resultante após a implantação e melhoria contínua do SGA (Sistema de Gestão Ambiental) a longo prazo;
  • maior facilidade no cumprimento da legislação ambiental, uma vez que, independente da certificação, devem ser cumpridas;
  • acompanhamento da tendência mundial de mercado, cada vez mais envolvida em causas sociais e ambientais.

ISO 14001: exigência legal

Independentemente do porte da sua organização (seja ela de grande, médio ou pequeno porte), algumas leis ambientais precisam ser cumpridas. A norma é aplicável a todas as atividades e te dá total controle sobre os requisitos legais e demais requisitos. Ela é a melhor ferramenta para o acompanhamento e planejamento de suas ações no que tange ao meio ambiente.

A complexidade da norma, na realidade, se dá pela complexidade do ramo de atuação de cada organização, já que para algumas o processo de implementação é mais simples, justamente porque sua atividade oferece menos impactos ambientais.

Causas ambientais: como as grandes marcas se comportam?

Acompanhamos o aumento exorbitante de pequenos negócios artesanais pautados em causas ambientais, como veganismo e cruelty free. Isso porque, cada vez mais, é crescente o número de consumidores finais preocupados com causas sociais e ambientais, o que influencia diretamente fornecedores, fabricantes e prestadores de serviços.

Se adaptar faz-se necessário para manter-se no mercado: é isso que grandes marcas como Natura, Boticário, Skala Cosméticos e tantas outras organizações.

Cosméticos

Na área de cosméticos, a tendência é que as embalagens sejam cada vez mais enxutas, viabilizando o processo de logística reversa e diminuindo o impacto das embalagens vazias no meio ambiente.

A tendência partiu de grandes empresas consolidadas no mercado, como Natura e Grupo Boticário. O Grupo Boticário, assim como a Natura, tem linhas exclusivas com menos química, opção de refil e até mesmo de produtos neutros – que podem ser personalizado pelos usuários.

Além disso, as marcas desenvolvem projetos socioambientais e lutam por causas como o fim do teste em animais.

Desde a escolha da matéria prima das embalagens até a destinação final dos produtos e logística reversa, a organização deve se preocupar em todos os processos e não apenas em cumprir requisitos legais, mas também aproveitar oportunidades de melhoria e prever riscos.

No caso do estado de São Paulo, por exemplo, as organizações possuem a obrigatoriedade de apresentar um plano de logística reversa para a renovação ou obtenção de sua licença de operação – conduta essa também exigida na ISO 14001 que, apesar de não exigir análise de cadeia de custódia, determina que a organização considere o ciclo de vida dos produtos pensando na mitigação dos impactos ambientais que causam.

Empresas de móveis

No caso de uma empresa de móveis, uma das matérias primas utilizadas pela organização é a madeira. Para garantir aos clientes os melhores produtos, a empresa deve prezar pelo cuidado desde a escolha dos fornecedores: além de seguir as leis vigentes no país, é preciso garantir também que a origem da madeira utilizada é oriunda de fontes responsáveis, legais e não provenientes de áreas de desmatamento.

Esse diferencial possibilita o fornecimento dos produtos para grandes instituições financeiras e governamentais, e abre portas para a exportação.

Indústria automotiva

A indústria automotiva exige de seus fornecedores a ISO 14001. Em determinadas empresas, o fornecimento para esse segmento pode representar mais da metade de seu faturamento, portanto, atender esses requisitos torna-se imprescindível.

Uma oficina mecânica, por exemplo, para se tornar autorizada de uma grande montadora automotiva, utiliza a ISO 14001 para demonstrar que controla seus resíduos como óleo e estopas, além de fazer o controle dos efluentes.

A sua empresa ainda não é sustentável?

A conduta ambiental exemplificada por essas empresas demonstra que é preciso ter um controle não apenas do que é feito dentro da empresa, mas também dos fatores externos que impactam seu negócio diretamente, afinal desde a captação da matéria prima até sua venda e destinação final é de responsabilidade da própria organização:

  • qual o origem da sua matéria prima?
  • ela está de acordo com as leis vigentes?
  • quais são os impactos ambientais oriundos da atividade da sua organização? São significativos?
  • esses impactos são tratados e controlados para mitigar seus efeitos negativos no meio ambiente?
  • sua empresa controla as entradas, saídas e armazenagem dos produtos da forma correta?
  • Sua organização trata e destina seus resíduos de maneira ambientalmente adequada?
  • Está em dia com as documentações e exigências legais?

Mesmo que pareça muito complexo, não se preocupe: a Qualtec tem a solução! Trabalhamos com o método de consultoria híbrida – presencial e online -, para oferecer aos nossos clientes a melhor experiência possível, além de um custo mais baixo, assessoria remota via plataforma, possibilidade de agendamento de chamadas de vídeo e toda a documentação preparada para iniciar a implementação da certificação ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental!

Nossa consultoria disponibiliza o passo-a-passo da implementação da norma, toda a documentação necessária e contato direto com o consultor, tudo para facilitar o processo e garantir a melhor experiência para o usuário. Com base em experiências anteriores da Qualtec em clientes, a certificação apresenta soluções eficazes para as diversas exigências ao longo da implantação, trazendo medidas assertivas.